Graduação

Conceitos e definições relacionados à graduação na UFLA

Estudante de Graduação Ativo

No contexto da Graduação, são considerados Ativos os estudantes que possuem vínculo com a universidade.

As situações que definem um estudante como Ativo estão listadas no seguinte relatório (link para o recurso). Tais situações são identificadas pelo valor igual a "Ativo" na coluna "Situação do estudante".

O estudante é considerado Ativo em determinado semestre letivo caso a sua última situação naquele semestre seja uma situação que define vínculo, conforme definição acima.

Estudante de Graduação Inativo

No contexto da Graduação, são considerados Inativos os estudantes que não possuem mais vínculo com a universidade, não sendo mais considerados estudantes.

As situações que definem um estudante como Inativo estão listadas no seguinte relatório (link para o recurso). Tais situações são identificadas pelo valor igual a "Inativo" na coluna "Situação do estudante".

O estudante é considerado Inativo em determinado semestre letivo caso a sua última situação naquele semestre seja uma situação inativa, conforme definição acima.

Egresso da graduação

A Resolução Normativa CIGOV N°1, de 03 de Fevereiro de 2022 define egresso como o estudante que integralizou o percurso formativo conforme previsto nos Projetos Pedagógicos de cada Curso (PPC) e está apto a receber ou já recebeu o diploma dos Cursos Superiores de Graduação ou Pós-Graduação Stricto sensu ou Lato sensu, ofertados na modalidade presencial ou à distância na Universidade Federal de Lavras, de acordo com os normativos institucionais vigentes.

A nível de dados para finalidades de transparência, prestação de contas e apoio à tomada de decisão, o egresso da graduação é um tipo de Estudante de Graduação Inativo, cujo identificador da Situação CENSO seja igual a 'FORMADO'.

CRA médio

Média do Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) dos estudantes de um determinado curso, desconsiderando os estudantes que ainda não cursaram componentes curriculares após a matrícula inicial na UFLA. 

O CRA é calculado pela equação: [ CRA = Σ (NE x CS ) / Σ CS ], em que NE é a nota final do estudante no componente curricular e CS é a carga horária semanal do conteúdo curricular expressa em número de aulas.

Taxa de retenção

Medida percentual que representa o conjunto de estudantes que, apesar de esgotado o tempo padrão para integralização, ainda se encontram ativos sem concluírem o curso de graduação.

Estudante de Graduação Retido

Estudante de um curso que, apesar de esgotado o tempo padrão para integralização, ainda se encontra ativo sem concluir a graduação. 

Média de reprovações

É a soma das reprovações obtidas por todos os estudantes ativos dividida pela quantidade de estudantes ativos. Na média está sendo aplicado arredondamento.