Pesquisa
Conceitos e definições relacionadas às ações de Pesquisa na Universidade Federal de Lavras.
- Modalidades de Programas de Apoio à Pesquisa
- Programa de Bolsas com Financiamento Externo
- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UFLA
- Programa Institucional Voluntário
- Projeto de Pesquisa
Modalidades de Programas de Apoio à Pesquisa
Programa de Bolsas com Financiamento Externo
Os programas de iniciação científica e tecnológica (ICT) da UFLA têm como objetivos o desenvolvimento do pensamento científico e a iniciação à pesquisa de estudantes do ensino superior e do ensino médio e são gerenciados pela Coordenadoria de ICT/UFLA, sob a supervisão da Pró-Reitoria de Pesquisa. A modalidade remunerada recebe aporte de bolsas de órgãos externos à instituição, como aquelas financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) ou outras agências/órgãos.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UFLA
O Programa Institucional de Bolsas de Pesquisa (PIBIC-UFLA) faz parte do Programa Institucional de Bolsas da UFLA (PIB-UFLA), e representa tanto uma iniciativa de apoio à pesquisa quanto de assistência estudantil.
Programa Institucional Voluntário
Objetiva estimular pesquisadores produtivos a engajarem estudantes de graduação em projetos de pesquisa, a fim de despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais. As atividades são desenvolvidas em caráter não remunerado e, por isso, são denominadas atividades acadêmicas voluntárias.
Projeto de Pesquisa
O projeto de pesquisa indica para o pesquisador, instituições e/ou fomentadora quais são os aspectos e questões estabelecidos em relação à investigação de um determinado tema.
Data início
Data em que um projeto de pesquisa iniciou a execução de suas atividades.
Data término
Data em que um projeto de pesquisa finalizou a execução de suas atividades.
Situação do projeto de pesquisa: ativo ou inativo
O projeto de pesquisa pode estar ativo ou inativo.
O projeto ativo é aquele que foi registrado, possui código de projeto no SIGAA, possui período de vigência que abrange a data atual, e está em uma das seguintes situações:
- AGUARDANDO PARECER DEPARTAMENTO
- CADASTRO EM ANDAMENTO
- EM EXECUÇÃO
- FINALIZADO (RENOVADO)
- REGISTRADO
Áreas de Conhecimento/Avaliação
A organização das Áreas do Conhecimento apresenta uma hierarquização em quatro níveis, do mais geral ao mais específico, abrangendo nove grandes áreas nas quais se distribuem as 49 áreas de avaliação da CAPES. Estas áreas de avaliação, por sua vez, agrupam áreas básicas (ou áreas do conhecimento), subdivididas em subáreas e especialidades:
- 1º nível - Grande Área: aglomeração de diversas áreas do conhecimento, em virtude da afinidade de seus objetos, métodos cognitivos e recursos instrumentais refletindo contextos sociopolíticos específicos;
- 2º nível – Área do Conhecimento (Área Básica): conjunto de conhecimentos inter-relacionados, coletivamente construído, reunido segundo a natureza do objeto de investigação com finalidades de ensino, pesquisa e aplicações práticas;
- 3º nível - Subárea: segmentação da área do conhecimento (ou área básica) estabelecida em função do objeto de estudo e de procedimentos metodológicos reconhecidos e amplamente utilizados;
- 4º nível - Especialidade: caracterização temática da atividade de pesquisa e ensino. Uma mesma especialidade pode ser enquadrada em diferentes grandes áreas, áreas básicas e subáreas.